SEMANA DO RESPEITO

“Recorde que o respeito ao semelhante é o alicerce da paz.”
André Luiz
Amigos do grupo
Existe uma frase popular que diz: Respeito é bom e eu gosto. Poderemos até ampliar para – respeito é bom e todo mundo gosta.
Realmente todos nós gostamos de ter nossos direitos respeitados.
Não gostamos quando alguém fura a fila e passa na nossa frente, ou quando estacionam o carro na frente do nosso portão, nos impedindo a saída, ou ainda quando ligam o rádio muito alto nos atrapalhando em nossa atividade.
Existem inúmeras ações que demonstram falta de respeito para conosco, e nos abatem, nos entristecem. Como gostamos e queremos ser respeitados necessitamos ter o máximo cuidado em respeitar o nosso próximo. Nas pequenas como nas grandes coisas é necessário levar sempre em conta o bem estar do outro e o nosso próprio.
Respeito no falar e no ouvir opiniões diferentes da nossa, respeito em aceitar as diferenças para ser aceito, respeito até mesmo em aceitar a ignorância que ainda habita em algumas pessoas com quem convivemos por entender que cada um de nós está em um diferente momento evolutivo.
Respeitar para ser respeitado, amar para ser amado, foi o que o Cristo nos ensinou como forma de bem viver.
Texto do Evangelho para a semana – capítulo XI item 4
RESPEITE TUDO
ANDRÉ LUIZ
Do cultivo da crença raciocinada, no santuário da Inteligência, nascem os frutos substanciados da certeza no porvir.
Da vontade de realizar o bem, surgem todos os empreendimentos duradouros no mundo.
Do esforço disciplinado e incessante, nenhuma construção pode prescindir para permanecer equilibrada na sua atividade específica.
Dos sinais vivos e puros da fraternidade no próprio semblante ninguém pode fugir se deseja alcançar a alegria real.
Da busca criteriosa do conhecimento promana a atualização e a competência do trabalhador.
Da atualização da hora presente, em movimento digno, decorrem a segurança e a tranqüilidade merecida nas horas próximas.
Da hierarquia de valores, sustentada pelas Leis Eternas, alma alguma conseguirá esquivar-se.
Da fixação do mal no leito da estrada derivam-se todas as frustrações e todas as dores que perturbam a marcha do caminheiro.
A vida constitui encadeamento lógico de manifestações, e encontramos em toda parte a sucessão contínua de suas atividades, com a influenciação recíproca entre todos os seres, salientando-se que cada coisa e cada criatura procede e depende de outras coisas e de outras criaturas.
Assim, respeite tudo, ame a todos e confie sempre na vitória do bem, para que você possa manter os padrões da verdadeira felicidade no campo íntimo, dentro do Campo Ilimitado da Evolução.
Do livro – Estude e Viva
De Emmanuel e André Luiz psic. Francisco Cândido Xavier