SEMANA DO PROGRESSO

“ PROGREDIR É SUBIR SEMPRE NA CONQUISTA DO SABER E DA VIRTUDE. ”
JUVENIR BORGES
Seja ele moral ou intelectual é sempre de grande importância para nossa vida.
Não é fácil de ser alcançado, porque requer de nós muito estudo, muita atenção, muito trabalho e mudança de comportamento, mas todos nós estamos destinados a alcança-lo com nosso próprio esforço.
Logicamente o Pai, que nunca nos desampara, coloca em nosso caminho pessoas e situações que nos ajudem a progredir, mas a resolução de mudar é sempre nossa.
“ Progresso é lei da natureza, assim a matéria como a inteligência, tudo progride.”
Não deixemos para depois o que podemos e devemos fazer agora, se o progresso é Lei Divina não conseguiremos evitá-lo para sempre, seja em que campo for, social, moral, intelectual.
Kardec nos deixou o ensinamento: Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir continuamente, tal é a Lei. Só nos resta aprender.
Evangelho 2º Espiritismo
Capítulo III itens 17 e 18
CONQUISTA INTELECTOMORAL
Miguel Vives Y Vives
Certamente, não seria possível transferir de ontem, do tempo de Jesus, à atualidade, a vivência evangélica.
Aqueles eram dias especiais e as circunstâncias se apresentavam diferentes por motivos históricos, sociológicos, psicológicos.
Os tempos possuem suas próprias características, que são trabalhos que resultam de suas aquisições estruturadas no progresso moral e cultural que lhes assinala cada século.
No entanto os ensinamentos do Cristo, tem um sabor especial, porque foram oferecidos para todas as épocas, apesar das conquistas e desgraças de cada período da evolução histórica dos povos.
A lei do amor, pôr exemplo, é de valor eterno, já que se fundamenta na lei natural, aquela que representa a criação, e portanto a Divindade.
Dela surgem todas as outras leis que permitem o progresso, o crescimento, a evolução da vida.
Quando o conhecimento ama, impulsiona o ser à valorização de todos os seus recursos, que são aplicados para a superação das paixões primitivas, que intencionam manter o homem nas baixas etapas do desenvolvimento moral e intelectual…
Quando o conhecimento não ama, enlouquece a criatura humana e a guerra dirige o comportamento da Humanidade, que semeia a morte, a miséria e a destruição pelos caminhos, cobrindo-os de cadáveres e de desolação.
Enquanto isso, há inumeráveis desafios que surgem a cada momento diante de quem, encontrando o conhecimento da Verdade, luta para crescer e avançar para o bem, superar suas más inclinações e seguir animado pelos propósitos elevados do dever, do amor, do perdão e da caridade que dele se irradiarão em todas as direções, modificando a paisagem de dor e luta onde se encontra e convidando-o a servir e a progredir moralmente…
Texto extraído do livro: RUMO ÀS ESTRELAS
Psicografia de Divaldo Pereira Franco –
De Diversos Espíritos