SEMANA DO LIVRO ESPIRITA

“18 de Abril de 1857, Dia do Lançamento do Livro dos Espíritos.
18 de Abril, dia do Livro Espírita.”
“Oh! Bendito o que semeia livros, livros à mão-cheia…
E manda o povo pensar!”
Castro Alves
Amigos do Grupo
Neste mês de Abril teremos muitas oportunidades de conhecer melhor a Doutrina Espírita.
Temos a Semana Espírita de Osasco, onde poderemos assistir à várias palestras instrutivas e esclarecedoras em diversas Casas; temos também a Feira do Livro Espírita, onde poderemos conhecer centenas de bons livros. Se essas possibilidades não nos forem acessíveis, temos ainda, a Biblioteca do IEOB, onde nos é facultada a oportunidade do empréstimo de livros, nos ajudando no exercício da boa leitura.
O importante é que nos tornemos mais exigentes com a qualidade do que lemos, selecionando obras que realmente acrescentem aprendizado à nossa vida.
O Livro Espírita é um eficiente auxiliador na busca de uma vida melhor, e pode nos trazer muitos benefícios, como: conhecimento, sabedoria, consolo e explicações para nossas dúvidas.
Nina Arueira, no livro “Mensagens Esparsas”, psicografado por Chico Xavier, nos diz:
“O livro edificante é o templo do Espírito, onde os Grandes Instrutores do Passado se comunicam com os aprendizes do presente, para que se façam os mestres do futuro”.
E a inesquecível recomendação do Espírito de Verdade, no Evangelho Segundo o Espiritismo é: “Espíritas! amai-vos eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.”
Texto do Evangelho para a semana: Prefácio do Espírito de Verdade
ESCRITORES
“Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com vestes compridas.”
Jesus
As letras do mundo sempre estiveram cheias de “escribas que gostam de andar com vestes compridas”.
Jesus referia-se não só aos intelectuais ambiciosos, mas também aos escritores excêntricos que a pretexto de novidade, envenenam os espíritos com as suas concepções doentias, oriundas da excessiva preocupação de originalidade.
É preciso fugir aos que matam a vida simples.
O tóxico intelectual costuma arruinar numerosas existências.
Há livros cuja função útil é a de manter aceso o archote da vigilância nas almas de caráter solidificado nos ideais mais nobres da vida. Ainda agora, quando atravessamos tempos perturbados e difíceis para o homem, o mercado de idéias apresenta-se repleto de artigos deteriorados, pedindo a intervenção dos postos de ”higiene espiritual”.
Podereis alimentar o corpo com substâncias apodrecidas?
Vossa alma, igualmente, não poderá nutrir-se de ideais inferiores, na base da irreligião, do desrespeito, da desordem, da indisciplina.
Observai os modelos de decadência intelectual e refleti com sinceridade na paz que desejais intimamente. Isso constituirá um auxílio forte, em favor da extinção dos desvios da inteligência.
Livro – Caminho Verdade e Vida
Autor Espiritual – Emmanuel
Psicografia de Francisco Candido Xavier