SEMANA DO ESTUDO

“Através do estudo, aprendemos a discernir o erro da verdade; a claridade da sombra, e a sinceridade da hipocrisia”.
Martins Peralva (Estudando o Evangelho)
Amigos do Grupo
A Doutrina Espírita convida-nos incessantemente ao estudo; o mestre de Lion disse: “Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”.
O Espiritismo não está atrelado a dogmas ou a rituais, ele se desenvolve e se amplia a cada conquista evolutiva da humanidade e a cada degrau do entendimento alcançado. Por isso é muito importante que busquemos constantemente o aprimoramento dos nossos conhecimentos através do estudo; procurando sempre uma maior e melhor compreensão daquilo que o Plano Maior e as pesquisas espíritas têm a nos oferecer.
Esta semana reiniciam-se os cursos da Casa onde todos somos alunos e professores em potencial; por mais que saibamos certamente teremos, ainda muito a aprender, e se sabemos um pouco mais é sempre um ato de desprendimento e amor ensinar o que já se sabe àqueles que ainda não.
Que seja este mais um ano dedicado ao Edificante Estudo da Doutrina Espírita e sejamos todos bem vindos aos Cursos da Casa.
Texto do Evangelho para a semana:
Capítulo: XVII -Itens: 5 e 6 – “ “Parábola do Semeador”
IR E ENSINAR
“Portanto, ide e ensinai…”. Jesus. (Mateus, 28:19.).
Estudando a recomendação do Senhor aos discípulos – ide e ensinai -, é justo não esquecer que Jesus veio e ensinou.
Veio da Altura Celestial e ensinou o caminho de elevação aos que jaziam atolados na sombra terrestre.
Poderia o Cristo haver mandado a lição por emissários fiéis… poderia ter falado brilhantemente, esclarecendo como fazer…
Preferiu, contudo, para ensinar com segurança e proveito, vir aos homens e viver com eles, para mostrar-lhes como viver no rumo da perfeição.
Para isso, antes de tudo, fez-se humilde e simples na Manjedoura, honrou o trabalho e o estudo no lar e, em plena atividade pública, foi o irmão providencial de todos, amparando a cada um, conforme as suas necessidades.
Com indiscutível acerto, Jesus é chamado o Divino Mestre.
Não porque possuísse uma cátedra de ouro…
Não porque fosse o dono da melhor biblioteca do mundo…
Não porque subisse ao trono da superioridade cultural, ditando obrigações para os ouvintes…
Mas sim porque alçou o próprio coração ao amor fraterno e, ensinando, converteu-se em benfeitor de quantos lhe recolhiam os sublimes ensinamentos.
Falou-nos do Eterno Pai e revelou-nos, com o seu sacrifício, a justa maneira de buscá-Lo.
Se te propões, desse modo, cooperar com o Evangelho recorda que não basta falar, aconselhar e informar.
“Ide e ensinai”, na palavra do Cristo, quer dizer “ide e exemplificai para que os outros aprendam como é preciso fazer”.
Do livro Fonte Viva
Espírito: Emmanuel
Psicografia: Francisco Candido Xavier