SEMANA DO ENCORAJAMENTO

Semana de 27 de outubro a 02 de novembro.
“Seja qual for a provação que encontres, silencia e espera, porque Deus e o tempo tudo esclarecem, restabelecendo a verdade.”
Chico Xavier
AMIGOS
Dizer palavras de encorajamento para alguém que está passando por um momento difícil pode dar a energia e a ajuda necessárias para continuar a jornada.
Estancar lágrimas de amor pela separação de entes queridos, que já voltaram para a pátria espiritual, reergue a coragem para o refazimento, trazendo um bálsamo ao coração.
Nesta semana que dedicamos a orar mais pelos ditos “mortos”, possamos fazer com a finalidade de impulsioná-los para adquirir tranquilidade, incentivando-os a buscar os tesouros morais e pedir que os bons Espíritos os sustentem e os encorajem, porque vivemos ontem, vivemos hoje, viveremos amanhã e sempre.
Texto do Evangelho para a semana – cap. XXVIII – III – Preces pelos outros – item 42 – Por alguém que está em aflição.
A BOA PALAVRA
Os relacionamentos humanos na atualidade, invariavelmente ocorrem entremeados de queixas e reclamações. Este é um período de descontentamento entre as pessoas com características de pessimismo e amargura. (…)
Aqueles tipos padrões tombando dos altos postos que exerciam e surpreendidos como delinquentes insanos e perigosos, recolhidos ao cárcere ou não, vêm contribuindo para que não se acredite nos valores éticos, supondo-se que as virtudes são apenas ignorância dos comportamentos daqueles que se apresentam como modelos.
Os escândalos sucessivos nessa área, geram insegurança e produzem desconfiança, respondendo pela perda de crédito das pessoas, umas em relação a outras. (…)
Todos nascemos livres na condição de candidatos à felicidade.
A educação e a instrução proporcionam os recursos próprios para se conseguir uma jornada rica de bênçãos, em uma sociedade equânime, se forem respeitados os códigos do Evangelho de Jesus.
A sua observância constitui uma forma lúcida para o bem-estar de todo aquele que a isso se candidate.
Nunca houve tanto amor na sociedade como nos dias atuais, embora os noticiários da Mídia sejam alarmantes, por apresentarem as ocorrências negativas e infelizes geradas por pessoas ainda primárias nas suas realizações com total ausência de ideais de nobreza.
Os princípios normativos da conduta evangélica, segundo Jesus, são todos baseados na excelência do amor e naquilo que desejamos para nós próprios, oferecendo aos demais.
Desse modo, nunca te permitas desanimar alguém, usar as palavras de fogo da ofensa, as acusações perversas nascidas na inveja e na inferioridade moral.
Todos temos muito a oferecer, que dignifica a vida e proporciona o crescimento espiritual dos seres humanos.
Procura sempre estimular para o bem e enunciar palavras de encorajamento e de abnegação em favor do mundo.
As criaturas humanas necessitam de estímulos edificantes para atender as necessidades do processo evolutivo.
Não deixes, pois, que ninguém se afaste de ti, sem que leve algo de bom e especial para servir-lhe de sustentação numa hora difícil ou de levantamento quando se encontre caído.
Os teus bons conceitos e ações caindo nos corações aflitos germinarão como sementes de luz, a fim de que a sociedade se torne plena e o ser humano um hino de louvor e de gratidão a Deus.
Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, 25 de julho 2019.