SEMANA DO APRENDIZADO

Semana de 14 a 20 de junho.
“A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser.”
Chico Xavier
AMIGOS
Diante de tantas adversidades que assolam a humanidade, bom seria que aproveitássemos o tempo de forma produtiva a nós e aos outros.
O momento pede distanciamento e isolamento social. Em amor e respeito a nós e ao próximo devemos acatar as instruções para o bem comum.
Busquemos no nosso íntimo todos os ensinamentos cristãos que nos foram apresentados desde o berço.
Reflitamos sobre o que a Doutrina Espírita esclarece e acrescenta na nossa vida.
Diante das conclusões, pensemos sobre os nossos atos perante cada acontecimento desta última semana.
O que eles despertaram em nós? O que nos causaram?
Natural que cada um terá uma resposta diferente.
É fato que para todos, sem exceção, são grandes estímulos de aprendizado e oportunidade de crescimento tanto intelectual quanto moral.
Aprendizado que nos leva ao conhecimento de nós mesmos e do quanto realmente compreendemos os ensinamentos do Mestre Jesus.
Se já aprendemos e estamos agindo como verdadeiros cristãos, continuemos fazendo a nossa parte.
Caso cheguemos à conclusão de que estamos agindo equivocadamente, não nos acomodemos no orgulho e no egoísmo que estagna a nossa evolução, mas voltemos a nos instruir da verdade que nos salva e liberta das amarras da ignorância.
Não sejamos mensageiros de palavras e pensamentos retrógrados e vazios que cegam e escravizam a alma.
Sejamos bons aprendizes e executores das ações que auxiliam na transformação e elevação do Ser.
Texto do Evangelho para a semana: Cap.: XXV – Itens: 1 e 2 – Ajuda-te, e o céu te ajudará
APRENDAMOS QUANTO ANTES
“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele.”
Paulo (Colossenses, 2:6)
Entre os que se referem a Jesus Cristo podemos identificar duas grandes correntes diversas entre si: a dos que o conhecem por informações e a dos que lhe receberam os benefícios. Os primeiros recolheram notícias do Mestre nos livros ou nas alheias exortações, entretanto, caminham para a situação dos segundos, que já lhe receberam as bênçãos. A estes últimos, com mais propriedade, dever-se-á falar do Evangelho.
Como encontramos o Senhor, na passagem pelo mundo? Às vezes, sua divina presença se manifesta numa solução difícil de problema humano, no restabelecimento da saúde do corpo, no retorno de um ente amado, na espontânea renovação da estrada comum para que nova luz se faça no raciocínio.
Há muita gente informada com respeito a Jesus e inúmeras pessoas que já lhe absorveram a salvadora caridade.
É indispensável, contudo, que os beneficiários do Cristo, tanto quanto experimentam alegria na dádiva, sintam igual prazer no trabalho e no testemunho de fé.
Não bastará fartarmo-nos de bênçãos. É necessário colaborarmos, por nossa vez, no serviço do Evangelho, atendendo-lhe o programa santificador.
Muitas recapitulações fastidiosas e muita atividade inútil podem ser peculiares aos espíritos meramente informados; todavia, nós, que já recebemos infinitamente da Misericórdia do Senhor, aprendamos, quanto antes, a adaptação pessoal aos seus sublimes desígnios.
Do Livro: Pão Nosso
Pelo Espírito: Emmanuel
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier