SEMANA DE COMBATER OS VÍCIOS

Semana de 01 a 07 de dezembro.
“Vitorioso não é aquele que vence os outros, mas o que se vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos.”
Carlos Torres Pastorino
AMIGOS
Existem diversas maneiras de prejudicarmos o corpo e o Espírito, sendo uma delas os vícios. O vício pode ser o consumo exagerado e sem controle de alguma substância, mas também bastante prejudiciais são os vícios morais, como o egoísmo, a inveja, o ódio, o orgulho, que condicionam as ações, pensamentos e sentimentos, que parecem não poderem ser mais controlados.
Por pior que esteja a nossa vida ou a nossa relação social, sempre há uma saída sadia que exige até pouco esforço, o que nos falta é a vontade e dedicação para que a felicidade se transforme em algo atingível.
Vigilância, pensamentos positivos, incorporar hábitos saudáveis, solicitar ajuda quando não conseguimos por si só, ajudam muito.
Nenhum vício é tão potente que não podemos nos desvencilhar. Somos seres imortais, e a melhor forma de combater os vícios sejam materiais ou morais é substituindo os prazeres materiais pelos espirituais.
“Vigiai e orai para não cairdes em tentação”, disse Jesus. Vamos começar, quem sabe conseguiremos mais rápido do que supomos.
Texto do Evangelho para a semana – cap. IX – item 10
O VASO
“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra.” – Paulo. (I Tessalonicenses)
A recomendação de Paulo de Tarso aos tessalonicenses ainda se reveste de plena atualidade.
O vaso da criatura é o corpo que lhe foi confiado. O homem comum, em sua falsa visão do caminho evolutivo, inadvertidamente procura saturá-lo de enfermidade, lama e sombras e, em toda parte, observam-se consequências funestas de semelhantes desvios.
Aqui, aparecem abusos da alimentação; além, surgem excessos inconfessáveis. Existências numerosas esbarram no túmulo, à maneira de veículos preciosos atropelados ou esmagados pela imprevidência.
Entretanto, não faltam recursos da Bondade Divina para que o patrimônio se mantenha íntegro, nas mãos do beneficiário que é a nossa alma imortal.
A higiene, a temperança, a medicina preventiva, a disciplina jamais deverão ser esquecidas.
O Pai Compassivo não se despreocupa das necessidades dos filhos, mas sim os próprios filhos é que menoscabam os valores que a Sabedoria Infinita lhes empresta por amor. Alguns superlotam o vaso sagrado com bebidas tóxicas e estonteantes, transformam-no outros em máquina da gula carniceira, quando o não despedaçam nos choques do prazer delituoso.
Em obedecer aos impositivos de equilíbrio, na Lei Divina, reside a magnífica prova para todos os filhos da inteligência e da razão. Raros saem dela integralmente vitoriosos. A maioria espera milagres para exonerar-se (desobrigar-se) dos compromissos assumidos, olvidando que o problema do resgate e do reajustamento compete a cada um.
O melhor pai terrestre não conseguirá preservar o vaso dos filhos, senão transmitindo-lhes as diretrizes do reto proceder. Fora, pois, da lição da palavra e do exemplo, é imprescindível reconhecer que cada criatura deve saber possuir o próprio vaso em santificação e honra para Deus.
Do livro: Vinha de Luz
Pelo Espírito: Emmanuel
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier.