SEMANA DA SERENIDADE

Semana de 31 de maio a 06 de junho.
“Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.”
Reihold Niebuhr
AMIGOS
Emmanuel através da mediunidade de Chico Xavier nos traz um lindo texto sobre a serenidade, que diz:
“Seja qual for o conteúdo do sofrimento em teu roteiro de provação, acalma-te e espera…
Não graves o peso da tua dor com o fardo da aflição sem remédio.
Se o desespero te cerca, em onda asfixiante de inconformação ou de cólera, exercita a serenidade e faze algo em silêncio que possa amparar as vítimas da revolta; se a ofensa te busca, apedrejando-te o coração, perdoa-lhe as investidas, guardando a serenidade de quem sabe que a ventania tempestuosa não desloca a harmonia do céu; se a calúnia despeja corrosivo destruidor em tua alma, desculpa-lhe os golpes, conservando a serenidade de quem reconhece no crime doentia manifestação da ignorância ainda em trevas e, se as lágrimas te caem, ardentes, dos olhos feridos, à face da angústia que te persegue as esperanças e os sonhos, transforma o teu pranto numa prece de amor; cultivando a serenidade, na convicção de que o sacrifício é o caminho real da luz.
Lembra-te do Cristo, a oferecer-te o seu jugo brando e suave.
Ninguém o viu acrescer (ampliar) a cruz das próprias dores, com o peso morto da rebelião ou da crueldade, do ciúme ou da inveja, do revide ou da queixa…
Da serenidade da Manjedoura, segue amando e perdoando para a serenidade da cruz, sem jamais trair a dignidade da sua confiança no Pai Excelso, a quem pertencem, em verdade, todos os títulos e afeições que nos sustentam a marcha.
Serenidade! Serenidade!…
Será ela em teu passo o selo oculto da humildade vitoriosa que te fará mais nobre à vista do céu, porque então junto dela terás aprendido a esperar por Deus em tua luta de cada dia.”
Neste momento de lutas e incertezas que vivemos, cultivemos a confiança e a serenidade.
Tudo vai passar.
Texto do Evangelho para a semana: Capítulo: VI – Itens 1 e 2 – “O Jugo Leve”
SERENIDADE SEMPRE
Todo homem sábio é sereno.
A serenidade é conquista que se consegue com esforço pessoal, passo a passo.
Pequenos desafios que são superados; irritação que se faz controlada; desafios emocionais corrigidos; vontade bem direcionada; ambição freada, são experiências para a aquisição da serenidade.
Um Espírito sereno já se encontrou consigo próprio, sabendo exatamente o que deseja da vida.
A serenidade harmoniza, exteriorizando-se de forma agradável para os circunstantes. Inspira confiança, acalma e propõe afeição.
O homem sereno já venceu grande parte da luta.
Que nenhuma agressão exterior te perturbe, levando-te à irritação, ao desequilíbrio.
Mantém-te sereno em todas as realizações.
A tua paz é moeda arduamente conquistada, que não deves atirar fora por motivos irrelevantes.
Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguém toma, jamais se perdem e sempre seguem com a pessoa.
Tua serenidade, tua gema preciosa.
Diante de quem te enganou, traindo a tua confiança, o teu ideal, ou envolvendo-te em malquerença, mantém-te sereno.
O enganador é quem deve estar inquieto, e não a sua vítima.
Nunca te permitas demonstrar que foste atingido pelo petardo da maldade alheia. No teu círculo familiar ou social sempre defrontarás com pessoas perturbadoras, confusas e agressivas.
Não te desgastes com elas, competindo nas faixas de desequilíbrio em que se fixam. Constituem teste à tua paciência e serenidade. Assim exercita-te com essas situações para, mais seguro, enfrentares os grandes testemunhos e provações do processo evolutivo, sempre, porém, com serenidade.
Texto do Livro: “Dimensões da Verdade”
Psicografia: Divaldo Pereira Franco
Pelo Espírito: Joanna de Angêlis