SEMANA DA RENOVAÇÃO

Semana de 16 à 22 de outubro
“O homem renovado para o bem é a garantia substancial da felicidade humana.”
Francisco Cândido Xavier – Agenda Cristã
Amigos
Se ontem dissemos algo que magoou, amanhã diremos algo que conforte.
Se ontem não aceitamos um pedido de desculpas, amanhã tentaremos perdoar.
Se ontem não quisemos ouvir quem lamenta, amanhã seremos o melhor amigo.
Se ontem fizemos chorar, amanhã faremos sorrir.
Se ontem fomos egoístas, amanhã pensaremos mais no próximo.
Se ontem fomos orgulhosos, amanhã seremos humildes.
Se ontem fomos pessimistas, amanhã seremos otimistas.
Nada impede que amanhã reparemos os enganos de ontem. A cada dia que nasce temos inúmeras oportunidades de fazer melhor do que fizemos, então devemos aproveitá-las e renovar nossos momentos com outras pessoas, com os animais, com a natureza.
Nossa caminhada será muito mais prazerosa, se deixarmos para trás um simples gesto carinhoso, um sorriso, um abraço amigo.
Adaptado do livro Caminho, Verdade e Vida
Texto do Evangelho – Cap. V – item 11 – Esquecimento do passado
APROVEITEMOS
Jesus sempre aproveitou o mínimo para produzir o máximo. Com três anos de apostolado acendeu luzes para milênios. Congregando pequena assembleia de doze companheiros, renovou o mundo. Com uma pregação na montanha inspirou milhões de almas para a vida eterna. Converte a esmola de uma viúva em lição imperecível de solidariedade.
Corrigindo alguns espíritos perturbados, transforma o sistema judiciário da Terra, erigindo o “amai-vos uns aos outros” para a felicidade humana. De cinco pães e dois peixes, retira o alimento para milhares de famintos. Da ação de um Zaqueu bem-intencionado, traça programa edificante para os mordomos da fortuna material. Da atitude de um fariseu orgulhoso, extrai a verdade que confunde os crentes menos sinceros.
Curando alguns doentes, institui a medicina espiritual para todos os centros da Terra. Faz dum grão de mostarda maravilhoso símbolo do Reino de Deus. De uma dracma perdida, forma ensinamento inesquecível sobre o amor espiritual. De uma cruz grosseira, grava a maior lição de Divindade na História. De tudo isso somos testemunhas em nossa condição de beneficiários.
Em razão de nosso conhecimento, convém ouvirmos a própria consciência. Que fazemos das bagatelas de nosso caminho? Estaremos aproveitando nossas oportunidades para fazer algo de bom?
Do livro – “FONTE VIVA”
Francisco Cândido Xavier