SEMANA DA IMPORTÂNCIA DA CASA ESPÍRITA

Semana de 02 a 08 de agosto
“A Casa Espírita… é o lugar onde nós treinamos as virtudes básicas: a fé, a esperança e a caridade.”
In Livro Tramas do Destino de Manoel Philomeno de Miranda
Psicografia de Divaldo P. Franco
AMIGOS
Lembra-se a primeira vez que você entrou na Casa Espírita? Alguns chegando com muito receio e medo, outros pelas dores do corpo ou da alma, outros ainda pelas inúmeras dúvidas, muitos movidos pela curiosidade, e tantos outros em busca de conhecimento.
De lá para cá quanta coisa mudou em nossa vida! Quanto estudo, quantas reflexões a Casa Espirita nos proporciona!
A Casa Espírita mostra o roteiro que esclarece as mentes nos dando caminhos para enxergarmos os valores reais para o Espírito Imortal que somos. É o lugar propício para encontrarmos a paz, o reconforto, a compreensão e o acolhimento.
Devido ao confinamento imposto, muitos ficaram sem chão por não poderem mais frequentar o nosso segundo lar, a Casa Espírita, mas não devemos esquecer que a Doutrina nos fornece ensinamentos para utilizarmos no dia a dia, onde quer que estejamos e em qualquer condição que possamos nos encontrar, porque a Casa Espirita não deve ser somente as paredes de tijolo, mas o templo dentro de nós, o hospital que cura, a escola para o aprendizado constante.
Então que sejamos fortes, firmes em nossas convicções, para podermos nos desenvolver rumo à perfeição. Necessário é o alimento e o agasalho para o corpo, mas imprescindível e inadiável é o Evangelho que alimenta e agasalha o Espírito.
Que o nosso querido Instituto Espírita Obreiros do Bem, que neste ano completa 80 anos de muita caridade, continue sendo o nosso porto seguro e que os Amigos Espirituais estejam sempre nos amparando e intuindo para tomarmos medidas mais acertadas.
Texto do Evangelho para a semana: ESE – Cap. XX – item 5 – Os Obreiros do Senhor
PRECE PELO CENTRO ESPÍRITA
Senhor: esta é uma das casas que nos deste à oração para que a tua bênção nos clareie o caminho. Ensina-nos a construir dentro dela o lar de nossos corações, em cuja doce intimidade aprendamos de ti a bondade e a renúncia, o devotamento e a compaixão. Que dela faças um lugar consagrado ao teu serviço, onde estejamos contigo de alma descerrada aos sofrimentos e necessidade do próximo, a fim de que os nossos irmãos de humanidade aqui te encontrem a Celeste Presença.
Ajuda-nos a exaltá-la, através do respeito à nossa própria consciência para que ela seja dignificada na veneração dos outros. Discípulos do Espiritismo que te restauram na Terra a Doutrina da Luz, faze-nos compreender que o Centro Espírita é um templo de trabalho educativo e de solidariedade humana, onde a honra do teu nome, está empenhada em nossas mãos. Induze-nos à concórdia e à simplicidade, para que a separação e o orgulho não nos arrojem às trevas.
Desperta-nos o sentimento e o raciocínio em tuas lições, para que tenhamos o coração e o cérebro sintonizados no verdadeiro bem, escalando os degraus da caridade e da cultura no rumo da Sabedoria e do Amor que nos aguardam na imortalidade vitoriosa. Senhor, não desconhecemos que os nossos próprios enganos podem obscurecer-nos o entendimento, imobilizando-nos os passos nos labirintos da sombra. Auxilia-nos, assim, a cultivar o caráter acima da convicção e o exemplo acima das palavras.
Mergulha as raízes da nossa existência nas águas de tua misericórdia, para que a fraternidade frutifique em nossos dias e inspira-nos a humildade para que não vivamos distraídos na ilusão. Concede-nos a alegria incessante do serviço, a fim de que sejamos agradecidos ao suor e às lágrimas dos companheiros que lutaram e sofreram antes de nós, para que este santuário se erga em teu nome e compadece-te de nossas mãos no arado de nossos deveres, para que sejamos fiéis à tua confiança, hoje e sempre. Assim seja!
Emmanuel
Do livro: Educandário de Luz
Espíritos Diversos
Psicografia de Francisco Cândido Xavier