SEMANA DA RESILIÊNCIA

Semana de 24 a 30 de maio.
“Ser resiliente é, quando mesmo em meio a tempestade, não nos deixamos abater e lutamos com paciência para que tudo fique bem novamente.”
Autor Desconhecido
AMIGOS
Resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com suas próprias questões e vencer obstáculos, seja qual for a situação, ela é extremamente importante em nossa evolução.
Uma pessoa resiliente tem a capacidade de se destacar das outras pela adaptação que se permite fazer ao meio em que está vivendo no momento e quando a humanidade descobrir este poder transformará o mundo e ele será um lugar bem melhor de se viver.
Façamos algumas reflexões: somos pessoas com facilidade de adequação às mudanças ou resistimos ao máximo? Se preciso for será que conseguiremos mudar a nossa vida drasticamente em benefício próprio ou dos outros? Preferimos conviver somente com os que nos são caros e simpáticos ou temos a capacidade de nos adaptar, moldar e lidar com os que pensam e agem diferentemente de nós?
Para uns é mais fácil, para outros nem tanto, mas fazer a análise é muito importante, para adquirirmos a capacidade de tomar conta da situação e para não sermos vencidos pelas situações difíceis que nos envolvem.
Texto do Evangelho para a semana: ESE – Cap. V – item 18 – Instruções dos Espíritos – O Bem e o Mal Sofrer.
SUPORTEMOS
“Tenha a paciência a sua obra perfeita”. (Tiago, 1:4)
Detém-te um minuto no torvelinho (redemoinho) das preocupações costumeiras e repara que deves o próprio equilíbrio à Paciência Divina, a sustentar-nos em cada instante da vida, através de mil modos.
Muita gente, talvez, em te fitando na ternura do recém-nato, duvidasse da tua capacidade de sobreviver para a existência terrestre, mas Deus teve paciência contigo e conferiu-te o devotamento materno que te ajudou a ativar as energias do próprio corpo.
Entendidos de psicologia, em te anotando a intempestividade infantil, provavelmente desconfiaram da tua possibilidade de alfabetização, mas Deus teve paciência contigo e concedeu-te a heroica ternura de professores abnegados que te abriram novos horizontes no campo da educação.
E a paciência do Senhor, cada dia, permite, generosa, que tales (floresça) plantas inermes (indefesas) que te assenhoreis (te aposse) do suor e do sangue dos animais, que te apropries das forças da Natureza e que te valhas, indiscriminadamente, do concurso dos semelhantes para que te alimentes e mediques, restaures e instruas.
Lembra-te dessa Paciência Perfeita que te beneficia, e cultiva paciência para com os outros.
O companheiro cuja aspereza te ofende e o aprendiz cuja insipiência (ignorância) te irrita são irmãos que te rogam cooperação e entendimento, e quantos te caluniem ou apedrejem são doentes que te pedem simpatia e consolo.
Mas para que colabores e compreendas, harmonizes e reconfortes é necessário que a tolerância construtiva te alente os passos.
À frente dos óbices (obstáculos) de todo gênero, guarda a paciência que ajuda, e, diante dos ataques de toda ordem, cultiva a paciência que esquece.
Escuda-te (guarda-te), pois, na paciência para com todos, sem jamais te esqueceres de que a alegria dos homens é a Paciência de Deus.
Do Livro: Palavras de Vida Eterna
De: Emmanuel
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier.