SEMANA DO RESPEITO

“Coloca-te no lugar daqueles que esperam o teu respeito, que logo saberás como deves agir para com eles.”
Jesus em diálogo com Filipe
 
 
    Em todos os núcleos de relacionamentos, convivemos com as diferenças.        
     Todos nós temos gostos, opiniões, preferências e principalmente escolhas diferentes, isto não nos faz mais ou menos especial ou importante que o outro.
     O que nos diferencia uns dos outros é a forma positiva como lidamos com essas diferenças.
     Somos seres criados por Deus para evoluir.
     Todos temos os mesmos direitos e deveres, perante as leis Divinas e Humanas. Refletir sobre isso talvez nos torne seres mais tolerantes, menos egoístas e capazes de conviver em harmonia com o nosso semelhante.
      Quando realmente percebermos que estamos nesta terra para conquistar, evoluir e não para competir e muito menos julgar o nosso próximo, provavelmente enxergaremos novos caminhos diante de nós.
     Caminhos onde o respeito será a inspiração para se colocar no lugar do outro.
     Respeitar é uma demonstração de amor e o Amor é o que nos aproxima do nosso Criador.
 
Texto do Evangelho para a semana: Cap.: XI – Item: 4 – “Amar ao próximo como a si mesmo”
 
RESPEITO AO PRÓXIMO
 
     Deus não nos fez desligados da Humanidade. Somos elos da grande corrente universal e as energias divinas que vão alcançar os outros devem passar por nós, beneficiando-nos e ao nosso próximo. Carecemos dos outros, qual eles de nós na imensa vinha do nosso Pai Celestial. Portanto, o nosso segundo dever é amar o próximo, como nos aconselha o Mestre por intermédio do Seu Evangelho de Luz. E amar é acatar os direitos daqueles que andam conosco no mesmo caminho. Nada fazemos sem a participação dos nossos irmãos. Cada um nos ajuda em algo de que carecemos. Somos devedores da humanidade, como também emprestamos a ela o nosso concurso, e a fraternidade é o caminho mais desejado na área do Bem, ao tratarmos com os nossos companheiros.
     As exigências devem ser feitas a nós para com nós mesmos; o apreço, esse deve ser dirigido aos nossos semelhantes.
     A imposição é o modo de nos educarmos; a consideração, o ambiente que deve ser feito aos companheiros de labor. […]
          […]A educação que já tens, aplica-a diante dos outros; a que ainda te falte conquistarás pelo esforço consciente. O nosso mundo interno é uma lavoura grandiosa que poderá dar muitos frutos e flores compatíveis com o nosso comportamento. Trabalhemos nele.
     Quando deixamos o nosso sítio íntimo para analisar e falar mal do que não nos pertence, cresce em nós a erva daninha capaz de sufocar o trigo do Bem, que já havíamos plantado. A energia que nos foi dada deve ser usada na autoeducação, estabelecendo assim, no nosso reino, a verdadeira harmonia espiritual, que se refletirá em todos os outros corpos. Mas, com respeito aos outros, a maior cota que poderemos fornecer para os seus corações é o exemplo dignificante, é a vivência no Amor nos caminhos da Caridade.
     Se deres a devida importância ao teu próximo, nunca perderás. Receberás, pelos meios que por vezes ignoras, a atenção que te agradará e te fará feliz. respeita os direitos dos outros, que eles, certamente, e por lei, respeitarão os teus; e ainda, a harmonia do Universo compartilhará contigo no Bem que estimas fazer, por necessidade de amar, utilizando o comportamento elevado para ajudar a construir o reino de Deus nos corações, como também o Céu em qualquer lugar em que estiveres.    
     Confiemos nas forças superiores e também nas nossas, que elas crescerão de acordo com as nossas disposições de melhorar, sem nunca nos esquecermos da deferência para com aqueles que nos seguem, instruindo-nos e aqueles que nos instruem, seguindo-nos.
     O respeito é luz, porque ajuda a transformar as trevas em claridades imortais.
 
 
Do Livro: Cirurgia Moral
Pelo espírito: Lancellin
Psicografia de: João Nunes Maia