SEMANA DE COMPREENDER O OUTRO

Semana de 17 a 23 de março.
“Meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem.”
Jesus
AMIGOS
Compreender o outro vai muito além da fala.
A compreensão é demonstrada através dos atos.
Quando a convivência entre os diferentes, seja ela, diferença moral, cultural, civil ou física é embasada no respeito ali a compreensão existe.
Olhar para o outro, criticar ou ignorar a sua dor ou opiniões e escolhas, não é uma atitude cristã.
Jesus é o maior exemplo que já existiu entre nós, suas atitudes sempre foram de compreensão, amparo e auxílio, atitudes que devem ser, não apenas admiradas, mas sim seguidas.
Amar nossos familiares e a quem nos faz bem e compartilham das nossas ideias, sem nos trazer aborrecimentos é fácil e louvável, mas compreender os diferentes em todos os sentidos e principalmente aqueles que nos fazem sofrer de alguma forma é uma atitude de amor.
Compreender o outro é uma característica de quem já aprendeu a amar ao próximo, pois o trata como gostaria de ser tratado.
Compreender o outro, conviver e viver em paz é ter a certeza que está no caminho certo. É se sentir cada vez mais perto de Deus e do seu infinito amor.
Texto do Evangelho para a semana: Cap.: XI – Item: 8 – “A Lei de Amor”
PERDOAR E COMPREENDER
Muita gente perdoa, no entanto, não compreende, e muita gente compreende, todavia, não perdoa.
Muitos companheiros se alheiam às ofensas recebidas, procurando esquecê-las, mas querem distância daqueles que as formulam, sem lhes entender as dificuldades, e outros muitos compreendem aqueles que os molestam, entretanto, não lhes desculpam os gestos menos felizes.
Perdoar e compreender, porém, são complementos do amor e impositivos do aceitar os nossos companheiros da humanidade, tais quais são.
Reflitamos nisso, reconhecendo que o entendimento e a tolerância que os outros solicitam de nós são a tolerância e o entendimento de que nós necessitamos deles.
É possível que nos haja ferido e igualmente provável tenhamos ferido a outrem.
Alguém terá errado contra nós e teremos decerto errado contra alguém.
Pondera isso e compadece-te de todos os ofensores.
Quem te prejudica talvez age sob ação compulsiva da necessidade; quem te menospreza, possivelmente sofre a influência de transitórios enganos; aquele que te esquece com aparente descaso estará enfermo da memória, e aquele outro ainda que te golpeia evidentemente procede sob a hipnose da obsessão.
Nunca te revoltes, nem desanimes.
Faze o bem, olvidando o mal.
Desculpemos quaisquer faltas, compreendendo os autores delas, e compreendamos os nossos irmãos em falta, desculpando a todos eles.
O amparo espiritual que doemos agora, a favor de alguém, será o amparo espiritual de que precisaremos todos da parte de outro alguém.
Quando Jesus nos adverte: “perdoa setenta vezes sete a teu irmão”, claramente espera venhamos a compreender outras tantas.
Do Livro: Rumo Certo
Pelo Espírito: Emmanuel
Psicografia de: Francisco Cândido Xavier.