SEMANA DO COMBATE AO ORGULHO

MÊS DO BOM COMBATE
Lutemos contra nossas imperfeições morais, sejamos bons combatentes.
“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.”
Santo Agostinho
AMIGOS
No livro Fundamentos da Reforma Íntima através da psicografia de Abel Glaser, no item IV com subtítulo Orgulho, há uma citação muito interessante sobre o tema, da qual transcrevemos abaixo para refletirmos e combatermos esse grande mal tão presente na humanidade.
“Filho do egoísmo, mas primogênito da prole, é o sentimento e o estado de espírito de quem se considera, de qualquer modo, a qualquer tempo, superior ao seu semelhante.
A igualdade é princípio universal, imutável e absoluto.
Não há seres — Espíritos e encarnados — superiores uns aos outros na órbita do amor de Deus.
Diferenças na escala evolutiva existem; Espíritos Superiores e entidades inferiores também. Entretanto, no amor do Pai, a igualdade é plena; como lhes são absolutamente equânimes(Justo) as oportunidades de progresso.
Mais tempo de trajetória é o que possui o Espírito Superior; menor prazo enfrentou o inferior. Ambos são irmãos, semelhantes, iguais, filhos de Deus.
Inexiste nos valores autenticamente cristãos espaço para o orgulho.
Tem ele, no entanto, suas ramificações nefastas que também conduzem o ser humano à desgraça moral e ao desatino espiritual.
Pode ter variáveis gradações, mas sempre será negativo.
Egoísmo e orgulho são os inimigos da evolução; ainda estão fortes e presentes no coração e nas atitudes da maioria dos encarnados.”
Texto do Evangelho para a semana: Cap.: VII – Itens: 3 e 6 – Todo aquele que se elevar será rebaixado
Derivados do Egoísmo e do Orgulho
Por que evitar amargor, antipatia, arrogância, avareza, ciúme, cólera, comodismo, covardia, cupidez, deslealdade, desprezo, desumanidade, dissimulação, falsidade, futilidade, ganância, impiedade, indisciplina, individualismo, inflexibilidade, ingratidão, insensibilidade, inveja, ira, irresponsabilidade, libertinagem, luxúria, maldade, malquerer, materialismo, melancolia, narcisismo, ódio, pessimismo, preguiça, prepotência, raiva, rancor, rebeldia, ressentimento, teimosia, torpeza, vaidade, vingança?
Porque são modos de ser, sentir e estar que não possibilitam a harmonia maior com o lado cristão do espírito, não conduzem a Jesus, não permitem a felicidade, não fazem progredir e afastam o ser da busca da perfeição.
Infaustas ações são aquelas que tiverem por fundamento quaisquer desses males da alma.
Majoritária comunidade habita a Crosta manifestando ao seu semelhante as mais diversas e indistintas formas de egoísmo.
Abraçando o orgulho, menosprezando o próximo, termina o ser afastando-se do Plano Superior e deixando de auferir(Medir) o lenitivo(o que acalma) do coração, que é o bom envolvimento dos emissários divinos.
Do Livro: Fundamentos da Reforma Intima
Pelo Espírito: Cairbar Schutel
Psicografia de: Abel Glaser